domingo, 18 de março de 2018

O DIRETOR DE FOTOGRAFIA BARRY SONNENFELD LEVA OS ADDAMS AO CINEMA

Baseado nos membros da própria família ― acrescida de parentes próximos, amigos, vizinhos e conhecidos ―, o cartunista Charles Addams criou e publicou na prestigida revista The New Yorker, de 1937 a 1988, os quadrinhos da The Addams Family. É um grupo no mínimo bizarro, liderado por Mortícia e Gomez acompanhados dos filhos Pugsley e Wednesday. Completam-no avó e tio tresloucados, o mordomo Lurch além dos personalíssimos Primo It e A Coisa ― mão que é pau para toda obra. Atraída por elementos do macabro e inserida na classe média abastada, o ajuntamento centrado e apartado não percebe o quanto é excêntrico e assustador aos padrões da sociedade envolvente. Baseado na premissa “De perto ninguém é normal”, o autor satiriza as mais habituais idealizações de família. Revela, além das convenções, um mundo dominado por gente aparentemente esquisita e fora do compasso, mas unida, carinhosa ― de um modo todo particular ― e atenciosa com os seus. Nos anos 60, os Addams ampliaram a fama em série televisiva que marcou época. Também mereceram jogos e desenhos animados. Chegaram ao cinema em 1991, graças aos esforços do produtor Scott Rudin. O empreendimento por pouco não terminou inviabilizado por numerosos e sérios atropelos. O diretor de fotografia Barry Sonnenfeld assumiu a realização após a desistência de vários profissionais. O resultado é um filme fragmentado, beneficiado pelas interpretações e montagem acelerada da competente Dede Allen. A Família Addams se baseia principalmente nos quadrinhos originais. Ganhou continuação menos inspirada em 1993: A Família Addams II (Addams Family values), também dirigida por Sonnenfeld. Segue apreciação escrita em 1991.






A Família Addams

The Addams Family

Direção:
Barry Sonnenfeld
Produção:
Scott Rudin
Orion, Paramount, Metro-Goldwyn-Mayer, Scott Rudin Productions
EUA ― 1991
Elenco:
Anjelica Huston, Raul Julia, Christopher Lloyd, Dan Hedaya, Elizabeth Wilson, Judith Malina, Carel Struycken, Dana Ivey, Paul Benedict, Christina Ricci, Jimmy Workman, Christopher Hart, John Franklin, Tony Azito, Douglas Brian Martin, Steven M. Martin, Allegra Kent, Korthaze, Ryan Holihan, Maureen Sue Levin, Darlene Levin, Kate McGregor-Stewart, Lela Ivey, Whitby Hertford, Patty Maloney, Victoria Hall, Jimmy Ross, Ryan Anderson, Daniel Pikus, Michael Hittesdorf, Lauren Walker, Valeri Walker, Mercedes McNab, Joe Zimmerman, Steve Welles, Eugene Jackson, Richard Tanner, Marc Shaiman, Wee, Owen Morse, Sally Jessy Raphael, Diane Burt e os não creditados SS. Scott Bullock (voz), Bruce Holman, Barry Sonnenfeld, Benny Wills.



O diretor Barry Sonnenfeld e o produtor Scott Rudin mostram a Christina Ricci e Jimmy Workman - intérpretes de Wednesday e Pugsley - o resultado de uma cena


A um custo de 33 milhões de dólares, a mais bizarra e subversiva família estadunidenses estreia no cinema após passar por inúmeros percalços ao longo dos seis meses despendidos na concepção. Foram tantos os contratempos, alguns com ares de inadministráveis, a ponto de deixar escritórios de produção, sets e locações em estado de permanente tensão.
                                                                                           

Segundo a imprensa, o produtor Scott Rudin enfrentou os dissabores com relativa calma e desenvoltura. Assim, pôde garantir continuidade ao projeto. As coisas ficaram mal desde o princípio, quando Tim Burton, Terry Gilliam, Frank Oz e John Cleese recusaram a direção. Assumiu-a Barry Sonnenfeld, considerado até então um dos melhores diretores de fotografia do cinema estadunidense — porém, inexperiente na realização.


Lurch (Carel Struycken), Pugsley (Jimmy Workman), Vovó (Judith Malina), Wednesday (Christina Ricci), Gomez (Raul Julia), Mortícia (Anjelica Huston) e Fester (Christopher Lloyd).

Pugsley (Jimmy Workman)

Wednesday (Christina Ricci)


Diz o ditado: “A pressa é inimiga da perfeição”. Disso A Família Addams é exemplo cabal. As filmagens começaram com o roteiro em fase embrionária, fonte de consideráveis atribulações. As principais foram a inutilização de cenários e refilmagem de inúmeras cenas. A situação se agravou com os constantes desentendimentos entre os roteiristas Caroline Thompson e Larry Wilson. Como desgraça pouca é bobagem, o prazo de execução previsto no cronograma foi em muito ultrapassado. Os problemas de saúde envolvendo Barry Sonnenfeld e o protagonista Raul Julia geraram novos atrasos. Enquanto o primeiro teve a esposa submetida a tratamento cirúrgico, o intérprete de Gomez foi acometido de infecção ótica. Na ocasião, a companhia Orion entrou em colapso financeiro e foi obrigada a entregar a distribuição à Paramount. Um incêndio nos estúdios arruinou a falsa careca de Christopher Lloyd, intérprete de Fester (Tio Chico ou Funéreo, no Brasil). Felizmente, o ator não usava o acessório no momento do sinistro. Para finalizar, com o cronograma completamente estourado, o diretor de fotografia Owen Roizman deixou as filmagens por força de compromissos contratuais. Substituiu-o Gale Tattersall, logo acometido de sinusite[1].


Scott Rudin trabalhou cinco anos para levar os Addams — Mortícia (Huston), Gomez (Julia), Pugsley (Workman), Wednesday (Ricci), Granny (Malina) e Fester (Lloyd) —, o mordomo Lurch (Struycken), Primo It (Franklin) e A Coisa (a mão do mágico Christopher Hart) ao cinema. O esforço tomou por base as histórias em quadrinhos originais publicadas pelo cartunista Charles Addams na revista The New Yorker durante a década de 30. Segundo ele, formavam um retrato da própria família — ampliada por modelos extraídos de parentes próximos, amigos e conhecidos diversos.


Fester (Christopher Lloyd)

Fester (Christopher Lloyd) entre os sobrinhos Wednesday (Christina Ricci) e Pugsley (Jimmy Workman)


A produção passou ao largo da série de televisão produzida pela Filmways Television, originalmente levada ao ar de 1964 a 1966 ― em três temporadas ― pela emissora American Broadcasting Company (ABC). Na ocasião, John Astin, Carolyn Jones, Jackie Coogan, Blossom Rock, Lisa Loring, Ken Weathervax, Ted Cassidy e Felix Silla interpretaram, respectivamente, Gomez, Mortícia, Fester, Vovó, Wednesday, Pugsley, o mordomo Lurch e Cousin It[2]. Também foi desconsiderada a série em desenhos animados concebida pela Hanna-Barbera, com 16 episódios, originalmente levada ao ar em 1973 pela National Broadcasting Company (NBC).


Baseado num fiapo de roteiro, a realização de Sonnenfeld combina música e humor para contar a história do retorno de Fester — irmão há muito desaparecido do patriarca Gomez. Na verdade, tudo não passa de um golpe tramado pelos meliantes Tully Alford (Hedaya), Margaret Alford (Ivey) e Abigail Craven (Wilson) com a ajuda do inescrupuloso e ressentido Juiz Womack (Benedict). Tentam se aproveitar dos bons sentimentos — sim, eles existem — da excêntrica família e entrar na posse da fortuna guardada em lugar secreto. Conforme o esperado, algo acontece de errado e o suposto impostor Gordon Craven (Lloyd) — que passa por Fester — termina por se revelar um autêntico Addams — para felicidade própria e desespero dos comparsas postos a correr.


A vilã Abigail Craven (Elizabeth Wilson)

  
A narrativa carece de unidade. A graça decorre de fragmentos ou de algumas tiradas. Por exemplo, o ápice da festa — repleta de familiares, convidados e colunáveis — em honra à volta de Fester: no auge da celebração, o irmão pródigo é forçosamente posto à prova na ágil, perigosa e acrobática dança denominada Mamushka — executada em parceria com o frenético Gomez.


Outros bons momentos: as "cruéis" brincadeiras de Pugsley e Wednesday; a forma inusitada de se chegar ao tesouro dos Addams; os livros que, quando abertos, cumprem ao pé da letra o que está informado no título — ... E o vento levou origina um vendaval; Ouro e maldição abre caminho para o cofre; O sol também brilha inicia um processo de bronzeamento.


Gomez (Raul Julia) e Fester (Christopher Lloyd) dançam a Mamushka

  
Há a atração fornecida por A Coisa. Não é mais a simplória mão que saía de uma caixa, conforme o seriado dos anos 60. Agora, é dotada de personalidade e tem plena autonomia de movimentos. É fantástica a sequência na qual avança em frenético zigue-zague por rua apinhada de veículos.


A fragmentação do roteiro obrigou Dede Allen, uma expert da montagem, a improvisar da melhor maneira para aproveitar o material filmado. A edição rápida ajuda a compensar deficiências. A cenografia soube unir o visual moderno aos elementos kitsch tão característicos dos Addams. No fundo, o exagero estético garantido pelo desenhista de produção Richard MacDonald mostra a realidade de todo lar de classe média no quesito decoração: um cruzamento do bom e mau gostos nem sempre percebido pelos titulares. Os Addams, a bem dizer, não são diferentes — apesar de tanta bizarrice e “crueldade”. São a típica família estadunidense bem sucedida, de vínculos exageradamente ampliados; esquisitos — de maneira muito exclusiva —, unidos, carinhosos e atentos.


Mortícia (Anjelica Huston) e Gomez (Raul Julia)


Merecem registros o excelente trabalho de câmera, a maquiagem — três horas para transformar Anjelica Huston em Mortícia; uma hora para descaracterizá-la —, os figurinos e a direção. Esta, apesar dos contratempos e improvisos, imprimiu agilidade a uma história iniciada com roteiro de menos.


Os atores estão muito bem, principalmente Huston, Julia e Lloyd. Não deixam saudades dos congêneres televisivos.


A Coisa ou Thing (mão do mágico Christopher Hart)


Música: Marc Shaiman. Música-tema: Addams grove, interpretada por Hammer. Direção de fotografia (cores): Owen Roizman, Gale Tattersall (fotografia adicional), Eric J. Goldstein (fotografia adicional). Desenho de produção: Richard MacDonald. Montagem: Dede Allen, Jim Miller. Figurinos: Ruth Myers. Supervisão de efeitos visuais: Alan Munro. Coordenação de efeitos especiais: Chuck Gaspar. Coprodutor: Jack Cummins. Produtor executivo: Graham Place. Roteiro: Caroline Thompson, Larry Wilson, baseado nos personagens criados por Charles Addams. Maquiagem: Fern Buckner, Kevin Haney, Katherine James, Brian Penikas (não creditado). Aprendizes de montagem: Heather Persons, Gladys Vega. Arte cênica: Ronald Gress, John Stewart, Wayne Daddio. Assistentes da direção de arte: Erin M. Cummins, Paul Sonski (não creditado). Assistente de contrarregra: Michael Gastaldo. Assistentes de montagem: Bruce Johnson, Grace Valenti. Camareiros: Tony Guastella (não creditado), Randy Bostic, Tamara Clinard, Steven Curtis Husch. Capataz de construções: James F. Walker. Capatazes de pintura: John Tyrrell, Jeffery J. Jenkins. Carpinteiros (não creditado): Eric Yount, Richard Bryan Douglas. Colorização: Bob Putynkowski, Donald Freeman (não creditado). Concepção do poster: John Alvin (não creditado). Confecção de materiais: Michael W. Moore (não creditado). Confecção de perucas: Paul Huntley. Contrarregra: Christopher Gilman (não creditado), Greg R. Benge, Robin L. Miller. Coordenação de construções: Walt D. Hadfield. Coordenação do departamento de arte: Yael Haffner (não creditado). Corte do negativo: Donah Bassett. Decoração: Cheryal Kearney, John Sweeney (não creditado). Direção de arte: Margie Stone McShirley. Efeitos especiais de maquiagem: Louis Lazzara, Rick Stratton (não creditado), Jim Eustermann (não creditado), Vance Hartwell (não creditado). Esculturas: Dan Platt (não creditado). Executivo responsável pela produção: Ron Lynch (não creditado). Gerente de unidade de produção: Jack Cummins. Ilustrador da produção: Mentor Huebner (não creditado). Líder de pessoal no departamente de arte: Casey Hallenbeck. Penteados: Christopher Shihar. Pintura: Chad Simpson (não creditado). Planejamento da contrarregra: Christopher S. Ross. Planejamento do set: Beverli Eagan, Lawrence A. Hubbs, Nancy Mickelberry, John Dexter, Masako Masuda (não creditado). Primeiro assistente de direção: Joe Camp III. Primeiros assistentes de montagem: Gordon Antell, Karen Rasch. Produção associada: Bonnie Arnold, Paul Rosenberg. Produção da pintura: Nicholas C. John. Produção de elenco: David Rubin. Próteses: Dayne Johnson (não creditado). Responsável por áreas verdes: Hugo Herrera. Segundo assistente de direção: Michael Ryan Baxter, Joseph Brad Kluge, Zia Iampietro (adicional), Ian Foster Woolf. Storyboard: J. Todd Anderson. Aprendizes de edição de som: Paul O'Bryan, Jonathan Phillips. Assistentes da edição de som: Anne Couk, Craig Sims, Thomas W. Small. Cable person: Jean Marie Carroll. Consultor de som stereo: Steve F.B. Smith (Dolby). Co-supervisão da edição de som: Gary Wright. Criação adicional de efeitos de som: John P. Fasal, John Pospisil, Frank Serafine. Edição de diálogos: Alison Fisher, Constance A. Kazmer, Bob O'Brien, Gloria D'Alessandro. Edição de efeitos de som: Robert Hyams., Joseph A. Ippolito, Trevor Jolly, Frank Serafine, Steve Mann, Beth Sterner, Marshall Winn, Howell Gibbens, John Benson. Edição de reposição automática de som: Denise Horta, Nicholas Vincent Korda. Gravação de som: Mark 'Frito' Long (Skywalker Sound), Randy Smith (não creditado). Mixagem da regração: Gregg Landaker (Skywalker Sound), Michael Minkler (Skywalker Sound), Gary Summers (Skywalker Sound). Mixagem de som: Peter F. Kurland. Operador de boom: Steve Bowerman. Reposição automática de diálogos: Bob Baron. Ruídos de sala: Greg Curda, Christine Danelski, Ken Dufva, David Lee Fein, James Ashwill, Kevin Bartnof, Fred Burke, John Roesch, Carolyn Tapp (não creditada). Supervisão de efeitos sonoros: Cecelia Hall. Supervisão de reposição automática de diálogos: Juno J. Ellis. Supervisão de ruídos de sala: Pamela Bentkowski. Animatronics: Tom Williamson, Wes C. Caefer (não creditado). Capatazes de efeitos especiais: Peter H. Albiez, Mike Edmonson. Efeitos especiais de personagens: Douglas J. Stewart (não creditado). Equipe de efeitos especiais: Kevin Hudson (não creditado). Protéses e marionetes para “A Coisa”: David B. Miller(David Miller Studios). Proteses especiais e dispositivos mecânicos: Tony Gardner (Alterian Studios, Inc.). Técnicos de efeitos especiais (não creditado): Gary D. Bierend, Roger Borelli (Alterian Studios, Inc.), Carolyn Oros, Gary Pawlowski (Alterian Studios, Inc.), Tim Turner, Don Waller. Administração de efeitos visuais pela VCE: Marilyn Nave, Jacqueline Zietlow. Ajuste de efeitos visuais: Scott Judge, William T. Manning. Alinhamento de efeitos óticos pela VCE: David Emerson, Brian Griffin, George Lockwood. Alinhamento de efeitos visuais pela VCE: Tim Segulin. Animação de efeitos pela VCE: Kevin Kutchaver,  Al Magliochetti. Animação stop motion de efeitos visuais: Don Waller (não creditado). Arte digital: Juniko Moody (não creditado). Assistentes de câmera de efeitos visuais: Luc G. Nicknair, Gregor Tavenner, Steven Mann. Assistente principal de efeitos visuais: Thomas Burke. Assistentes de produção de efeitos visuais: Rick Schaff, Frederick E. O. Toye. Composição de arte matte pela Illusion Arts: Bill Taylor, Syd Dutton. Composição ótica pela VCE: Peter Kuran (VCE). Continuidade de efeitos visuais: Janine Monique Brauns. Coordenação de efeitos visuais: Jessica Huebner. Co-supervisão de efeitos visuais: Chuck Comisky. Direção de fotografia de efeitos visuais: Albert J. “Bert” Dunk, Bill Pope, Christopher Nibley, Jim Aupperle. Efeitos de animação pela VCE: Pam Vick. Efeitos fotográficos pela VCE: Paul Gentry, Gary George, William S. Conner. Ilustrador de produção primária de efeitos visuais: Mentor Huebner. Impressão ótica pela VCE: Gary Martin, Frederick E. O. Toye, David Tucker, Rick Hannigan, Todd Hall. Montagem de efeitos visuais pela VCE: Jo Martin, Tracey Singleton. Operador de controle de movimentos de efeitos visuais: Gray Marshall (não creditado). Primeiro assistente adicional de câmera da unidade de efeitos visuais: Tom Jensen (não creditado). Sotoryboards de efeitos visuais: Ron Harris. Técnicos principais em iluminação de efeitos visuais: David Jarrell, John C. Rodgers, Mike Stromp. Coordenação de dublês: David R. Ellis. Dublês: Keith Campbell, Randy Kovitz, Mary Peters, Danny Rogers, David Welch, Gregory J. Barnett (não creditado), Celia Bond (não creditado), T. G. Cody (não creditado), Annie Ellis (não creditada), Gayle Hooker (não creditada), Owen Walstrom (não creditado). Assistente de vídeo: Richard Scarpone. Assistentes de câmera: Rebecca Baehler, Michael A. Chavez, Ian Fox, Carl R. Gibson Jr., Michael Liakos, David Luckenbach, David L. Merrill, Tim Ryan, Mark Streapy, Ronald Viveros, Peter Wagner, Steven Mann (não creditado), Rex Anson Rhorer (não creditado). Fotografia de cena: Melinda Sue Gordon. Operadores de câmera: Rob Hahn, M. Todd Henry, Robert LaBonge, Chris Squires. Suporte à direção de fotografia: Brian Q. Kelley (não creditado). Técnicos de iluminação: Michael B. Corbett, Randy Glass, Gary Holt, Paul Jacobsen, Bob E. Krattiger, Don Nesmith, Brennan Price. Associada à produção de elenco: Debra Zane. Produção de elenco em Seattle: Suzy Sachs (não creditado). Produção de elenco extra: Charlie Messenger. Produção de elenco para tomadas de fundo: Paul Cruz (não creditado). Produção de elenco para vozes: Barbara Harris. Confecção de figurinos: Robin Borman-Wizan, William A. Campbell, Linda Henrikson, Mitchell Ray Kenney, Murray Lantz, Barbara Matera, Randi Mavestrand. Supervisão de figurinos: Linda A. Matthews. Corte e ajustes de figurinos: Carmen C. Mazarow. Assistente de figurinos: Alexis Scott (não creditada). Gerentes de locações: Antoinette Levine, John Panzarella, Dan Gorman (não creditado). Assistente de gerente de locações: Cheryl Meier. Arranjador musical para danças: Peter Golub. Contratação da orquestra: Sandy DeCrescent. Direção musical e produção da trilha musical: Hummie Mann. Edição musical: George A. Martin. Mixagem da pontuação musical: Tim Boyle. Músicos: Tom Boyd (oboé), George Doering, James Thatcher (horn francês). Orquestração adicional: Steve Bartek, Ralph Burns, Dennis Dreith, Jack Eskew, Thomas Richard Sharp. Orquestração: Mark McKenzie. Preparação musical: Bob Bornstein. Produção da trilha musical: Dan Goldwasser (não creditado). Produção musical: Marc Shaiman. Programação musical: Nick Vidar (não creditado). Coordenação de transportes: David Siegel. Capitão de transportes: Dwight Wood. Cocapitão de transportes: Jonathan A. Rosenfeld (não creditado). Transportes: Bill Vitagliano (não creditado). Assistente da coordenação de produção: Mark Waldie. Assistente de coreografia: Victoria Hall. Assistente para a produção: Craig Calman (não creditado). Assistente para Anjelica Huston: Molly Shaw Gibbs. Assistentes de contabilidade: Robert C. Campion, Stephanie Claxton, David Hickey, Katherine Codekas. Assistente de produção: Brian W. Jochum. Assistentes para Barry Sonnenfeld: Karen M. Murphy, Karen S. Spiegel. Assistentes para Scott Rudin: Douglas R. Boyle, Lee Dollar, Iain York. Contabilidade: Joe M. Aguilar. Continuidade: Thomas Johnston. Coordenação da assistência de produção: Vanessa G. Bardliving. Coordenação da produção: Sharon Morov. Coreografia de esgrima: B. H. Barry. Coreografia: Peter Anastos. Médico: Bundy Chanock (não creditado). Pesquisa publicitária: Robin L. D'Arcy (não creditado). Planejamento de créditos: Pablo Ferro. Primeiro socorros: Hank McGill. Publicidade: Vic Heutschy. Revisão de roteiro e diálogos: Paul Rudnick (não creditado). Secretária da produção: Allison A. Millican. Segurança: Bruce Loeb. Titereiros: Jim Eustermann, Eric Fiedler, Bruce Spaulding Fuller, Catherine M. Jones, Judi McKee, Jim McPherson, David Penikas, John Robles, Dianna Smith, Bill Sturgeon, Tommy Williamson Jr., Wes C. Caefer, Mike Elizalde (não creditado). Agradecimentos especiais a: Bill Bernstein, Ron Lynch, Marc Platt, Susan Ringo, William Sherak. Gratidão e reconhecimento da produção por serviços e consultoria a: The Lady Colyton. Companhias de efeitos especiais: Alterian, David Miller Creations (Próteses), Illusion Arts (pintura matte), Makeup Effects Laboratories, Visual Concept Engineering (VCE). Gravação da trilha musical: Capitol Records, La-La Land Records. Fornecimento de cranes e dollies: Chapman/Leonard Studio Equipment. Serviços de títulos e efeitos óticos: Cinema Research. Sistema de mixagem de som: Dolby Stereo. Estúdios de som: Lacy Street Production Center. Trailers para o elenco: Movie Movers. Câmeras e lentes: Panavision. Facilidades sonoras: Skywalker Sound. Impressão fotográfica: Technicolor. Tempo de exibição: 108 minutos.


(José Eugenio Guimarães, 1991)



[1] A relação dos contratempos foi extraída da reportagem de FORTES, Márcia. Os Addams chegam ao cinema. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 21 nov. 1991. Caderno B.
[2] Nesta série, no Brasil, Wednesday, Pugsley, Lurch e Cousin It tiveram os nomes alterados para Vandinha, Feioso, Tropeço e Primo Coisa.